- Quando são indicadas as lipoaspirações, e quando são contra indicadas?
-
As lipoaspirações são indicadas para tratamento de "gorduras" localizadas no contorno corporal, desde que a paciente tenha uma pele com elasticidade conveniente para acomodar o conteúdo e o continente. Ex.: A paciente que tem os "culotes" proeminentes e a pele com uma boa elasticidade.
As lipoaspirações são contra indicadas para emagrecimentos corporais e quando a paciente não tem uma pele com boa elasticidade.
- As lipoaspirações deixam cicatrizes?
-
As incisões cirúrgicas(cortes) são normalmente de aproximadamente 0,5cm e são geralmente colocadas em locais pouco visíveis (dobras, sulcos, local de pelos,etc.), mais deixam essas pequenas cicatrizes.
- As lipoaspirações deixam a pele arroxeada?
-
Sim! As pacientes claras pagam um maior tributo quanto essas sufusões hemorrágicas. Por outro lado essas marcas arroxeadas desaparecem com o passar do tempo. Deve-se evitar o sol neste período, para não correr o risco de pigmentação definitiva.
- A paciente que se submete a lipoaspiração poderá ter necessidade de fazer complementação da lipo, e não há contra indicação para tal procedimento?
-
Na lipoaspiração, eventualmente há necessidade de complementação cirúrgica, normalmente é um procedimento menor para correção de pequenas alterações de relevo, ou assimetrias; procedimento esse que normalmente é realizada com seringa e anestesia local.
- Existe risco de vida para quem se submete à lipoaspiração?
-
Nós costumamos dividir o risco de um procedimento cirúrgico em: risco previsível e risco imprevisível. O risco previsível não deverá haver, pois os pacientes devem passar por uma avaliação criteriosa de exames laboratoriais e de risco cirúrgico; exatamente para selecionar os pacientes que não oferecem tal risco. O risco imprevisível, como o próprio nome está dizendo não depende do cirurgião, no entanto, quando a cirurgia é realizada em centro cirúrgico convenientemente aparelhado, há a possibilidade de tratar as intercorrências que eventualmente possam surgir.
Racionalizando a questão, nós diríamos que o risco imprevisível é infinitamente menor do que aquele que corremos diariamente com nossos carros no transito de nossas cidades,(estaticamente falando).
- Quando é possível avaliar o resultado final de uma lipoaspiração? Quando é possível fazer os retoques?
-
O resultado de uma lipoaspiração poderá ser verificado após 6 meses da cirurgia, no entanto, já demandados 3 meses o(a) paciente terá aproximadamente 70% do resultado. Também após 30 dias o(a) paciente poderá submeter-se a tratamento de drenagem linfática manual e ou mecânica (Endermologia), e com isso abreviar o resultado final da sua lipoaspiração. Qualquer retoque só deverá ser feito após 6 meses.
- Porque algumas lipoaspirações deixam a pele com aspecto irregular(celulite)?
-
Obviamente a lipoaspiração não é um método em que o cirurgião possa mensurar milimetricamente a retirada da "gordura", no entanto, o cirurgião deve evitar retirar gordura superficialmente, porque o panículo adiposo superficial contém uma grande quantidade de vasos linfático e venosos, responsáveis pela drenagem da região, e isso poderá acarretar as alterações do tipo "casca de laranja" . A gordura superficial deve ser preferencialmente tratada por métodos não invasivos(ultra-som e vacuoterapia).
- Qual o tipo de anestesia é usado na lipoaspiração?
-
A anestesia poderá ser local, caso a área seja pequena e não ultrapasse a quantidade de anestésico permitido. Poderá ser loco-regional através de bloqueio ou anestesia geral, essas duas últimas terão de ser administradas pelo Anestesista.
- Há necessidade de internação?
-
O tempo de internação dependerá do porte da lipoaspiração que o(a) paciente foi submetido(a), poderá ser de 1h. ou 2h. até 12h. (O tempo para a total eliminação dos anestésicos e a reposição hidro-eletrolítica necessária para cada caso).
- Protocolo de lipoescultura. O que é lipoescultura?
-
Lipoescultura é um procedimento cirúrgico em que se retira "gordura" subcutânea de uma determinada região e utiliza-se essa mesma "gordura" para corrigir alguma alteração em outra região corporofacial do mesmo paciente
- Quais as indicações para a lipoescultura?
-
Indica-se a lipoescultura para correções de pequenas alterações cutâneas:
- Sulcos faciais. (sulcos naso-labiais, glabelares, etc.).
- Cicatrizes depressíveis.
- Sulcos das nádegas.
- Que tipo de anestesia é utilizada na lipoescultura?
-
Normalmente é a anestesia local.
- Há absorção da "gordura" injetada?
-
Sim. Um porcentual da "gordura" injetada é absorvida até o 6º mês, a outra parte é integrada ao tecido local. Sempre orienta-se a paciente que o resultado melhor é alcançado com a repetição do processo. Funciona mais ou menos como técnica de preenchimento temporário.
- Poderá a paciente ter reação de rejeição ou infecção?
-
Normalmente não, porque toma-se todas as medidas preventivas quanto à infecção e o material é pertencente ao próprio organismo.
- Quais são os cuidados no pós-operatório da lipoescultura?
-
Deve-se evitar a exposição solar, calor , esforço físico excessivo por um período uma semana.